Crítica: Dança dos Famosos

E daí que a Globo resolveu transformar a final da Dança dos Famosos em último capítulo de novela. Durante toda a semana que precedeu a grande final do quadro do Domingão Faustão, pseudo repórteres (bailarinas com microfone na mão) da atração, há muito falida, foram às ruas para saber – e estimular – a torcida do público. Em meio a todo este clima de grande acontecimento, as próprias participantes acabaram incorporando um perfil de disputa acirrada. Mantendo sempre a classe e espírito esportivo, é claro.

Como qualquer amante da boa programação televisiva, eu sempre odiei o Faustão e nunca perdi meu tempo assistindo-o, mas o fato é que, como na maioria das casas brasileiras, aos domingos a TV fica ligada na Globo por puro descuido. E foi num desses descuidos que eu fui apresentada à Dança dos Famosos há alguns meses atrás. Confesso que a primeira vista acompanhei para rir das tentativas desastrosas de Ana Maria Braga e da simpática irreverência de Bruno De Luca. Aos poucos fui conhecendo os outros participantes e vi nas finalistas Sharon Menezes e Fernanda Souza duas fofas e talentosas, as quais eu facilmente seria poderia ser amiga.

De acordo com “especialistas”, esta foi de fato a edição de mais alto nível técnico apresentado pelos participantes, com destaque para as finalistas. Quando somado ao gosto do público, este diferencial ganha um peso enorme, eu sei. Mas isso não deveria fazer com que o programa se tornasse um pano de fundo para a Dança dos Famosos, que foi exatamente o que aconteceu. Ao invés de cercar a programação com entrevistas de finalistas e flashes de opinião da audiência sobre a final, a produção do Faustão deveria prestar atenção na mensagem subliminar aí existente: o Domingão é uma merda e as pessoas não assistem, salvo raras exceções como esta. E agora que a Dança acabou? O que será da superficialidade e do humor de mau-gosto do programa? Eis a questão. Eu só sei que a Fernanda Souza arrebentou e mereceu levar a melhor. O resto é problema da Globo.

One Comment to “Crítica: Dança dos Famosos”

Deixe um comentário